IPCG apresenta o Relatório Anual de Monitorização relativo a 2024: Consulte as conclusões
O IPCG - Instituto Português de Corporate Governance torna público hoje o seu mais recente Relatório Anual de Monitorização, relativo ao exercício de 2024.
Gestão de risco e IA ganham força na governação das empresas, que ainda falham nos independentes
Nesta edição, foram analisadas 35 empresas, entre as quais 15 integram o índice PSI e 3 são empresas não cotadas, todas aderentes voluntariamente ao exercício.
✅ O RAM 2024 revela um nível de adesão global às recomendações do Código de cerca de 87%, mantendo o patamar do ano anterior. No universo das empresas do PSI, a adoção atinge 95%.
Entre as áreas de maior consolidação destacam-se a gestão de risco, controlo interno e fiscalização, bem como a crescente atenção ao uso da inteligência artificial nas estruturas de governação, um tema que mostra um assinalável incremento no acolhimento.
📈 Para o IPCG, estes resultados confirmam a consolidação das boas práticas de governance em Portugal, mas mostram também que subsistem desafios significativos, nomeadamente em relação à nomeação de administradores independentes e à adoção de políticas de remuneração com horizonte de médio e longo prazo.
Com o RAM 2024, reafirmamos a missão do IPCG de promover transparência, integridade e responsabilização nas sociedades portuguesas e de contribuir para o fortalecimento da governança como pilar do desenvolvimento sustentável e do valor para todos os stakeholders.
📥 Consulte aqui o relatório completo e os dados de monitorização.







