
Gestão em Portugal e o compliance como risco estratégico
Ricardo Santos Ferreira e Jornal Económico Multimédia
2 de abril de 2026
Já está disponível um novo episódio do videocast “Boa Governança”, uma iniciativa do Instituto Português de Corporate Governance (IPCG) em parceria com o Jornal Económico.
Neste episódio, José Costa Pinto, Vice-Presidente do IPCG, reflete sobre a forma como o enquadramento ESG consagrado no Código de Governo das Sociedades tem vindo a reforçar as exigências de transparência, responsabilidade societária e integração de fatores ambientais, sociais e de governação na estratégia das empresas.
A conversa aborda a evolução do paradigma de governação societária, hoje cada vez mais orientado para uma lógica multi-stakeholder, e sublinha a importância de uma atuação informada, prudente e sustentável por parte dos órgãos de administração. José Costa Pinto destaca ainda que, para além de oscilações políticas ou regulatórias, a governação sustentável se afirma como uma dimensão estrutural das organizações que procuram criar valor duradouro e manter a sua competitividade no médio e longo prazo.
🎥 Assista ao episódio completo aqui.


