Eventos do IPCG

Fórum Mundial Lisboa 21 sobre Água, Energia e Desenvolvimento Sustentável

A pouco mais de um mês da Cimeira RIO+20 e com a apresentação do Resumo Executivo Final em Lisboa concluída, o Fórum Mundial Lisboa 21 leva agora as propostas da criação de uma Agência Mundial da Água e de uma Agência Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, ambas sob a égide das Nações Unidas, até:

  • Madrid, na Fundação Wellington  (Rua Velazquez, 8), 18 de Maio, às 10h30;
  • Rio de Janeiro Residência Oficial do Cônsul Geral de Portugal (Palácio de São Clemente, 424 Botafogo), 22 de Maio, às 19h00.
Fórum Mundial Lisboa 21 sobre Água, Energia e Desenvolvimento Sustentável

No prosseguimento da tarefa de divulgação do Documento Final do Fórum Mundial Lisboa 21 para a Água, Energia e Desenvolvimento Sustentável, iniciada em Lisboa no passado dia 17 de Abril, procede-se agora a idênticas cerimónias em Madrid, a 18 de Maio e no Rio de Janeiro, a 22 de Maio.

Relembra-se que este documento integra as conclusões finais do Fórum que teve lugar em Outubro de 2011 em Lisboa sob o alto patrocínio de Sua Excelência o Senhor Presidente da República, sendo que nele se envolveu de forma muito empenhada um vasto conjunto de entidades de que nos permitimos salientar a Fundação Calouste Gulbenkian, a Fundação EDP, a ACEGE, a Universidade Católica Portuguesa, o Instituto Português de Corporate Governance, o Instituto de Empreendedorismo Social, a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola, a Agência para a Energia-ADENE-, a WASA-Gn, o Instituto de Estudos Económicos, o Clube de Excelência em Sustentabilidade, a Universidade San Pablo CEU, a Fundação Adecco, a FOES e o Foro Soria 21 para o Desenvolvimento Sustentável.

Para conhecimento do seu teor e das propostas que nele se formulam, reproduz-se em anexo a sua versão completa.

pdf Fórum Mundial Lisboa 21

Madrid, 18 de Maio de 2012

Em Madrid, a cerimônia foi presidida pelo Secretário de Estado para a União Europeia, Iñigo Méndez de Vigo, que demonstrou o apoio do Governo para “esta iniciativa que desde la sociedad civil propone, a través de valores y principios, reconstruir una narrativa europea de desarrollo.”.

A mesa estava composta por Ricardo Díaz Hotchleiner, presidente honorário do Club de Roma, Carlos Fernández Jáuregui, director da Water Assessment and Advisory Global Network (WASA-GN), Manuel Agria, director-geral do Instituto Português de Corporate Governance, César Dopazo, catedrático da Universidade de Zaragoza e assessor científico do Fórum, Silvia Gutiérrez, directora da Fundación Wellington e Amalio de Marichalar, conde de Ripalda, presidente do Foro Soria 21 para el Desarrollo Sostenible.

Fotografias do evento

{gallery}forum_mundial_lisboa_21{/gallery}

Rio de Janeiro, Palácio de São Clemente, 22 de Maio de 2012

Com o apoio da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro, realizou-se no passado dia 22 de Maio de 2012 no Palácio de São Clemente, a apresentação do Documento Final do “Fórum Mundial Lisboa 21 sobre Água, Energia e Desenvolvimento Sustentável”, com as conclusões finais do Encontro que ocorreu em Outubro de 2011 em Lisboa e que serão apresentadas na Conferência Rio+20.

O evento contou com o apoio da Fundação EDP, Siemens, IPGC – Instituto Português de Corporate Governance, Vida Económica, Wasa-Gn e Foro Soria 21 para o Desenvolvimento Sustentável.

Os oradores, Manuel Maria Agria, Nuno de Melo Bello e Amalio de Marichalar fizeram o balanço da iniciativa, relataram as apresentações já feitas em Lisboa e Madrid e sublinharam como é importante esta ligação ibérica e com o Brasil.

Tanto em Portugal como em Espanha, acredita-se que o diálogo entre as comunidades de língua oficial portuguesa é uma mais-valia poderosa nesta realização do Rio +20, em especial dada a relevância do papel da água no desenvolvimento e sustentabilidade das sociedades.

No seguimento deste foco, manifestaram a necessidade de criação de um novo paradigma, de uma mudança de pensamento. Face ao contexto de crise global, defendem que é imperativo repensar o panorama existente e buscar alternativas mais eficazes para todos.É o momento para repensar o conceito de crescimento e desenvolvimento nas sociedades, alterando os padrões de comportamento e pensamento. Não se espera que seja uma tarefa fácil, contudo acreditam que nunca a humanidade esteve tão bem preparada.

Em seguida, falaram da necessidade de criação de uma Agência Mundial para a Água por iniciativa das Nações Unidas.

Em virtude da indiscutível importância da água na organização e sobrevivência das sociedades, os oradores classificaram como imprescindível a existência de um organismo global, ao mais alto nível, que actue em relação a gestão hídrica.

A Agência teria como principais funções propor um marco normativo mundial sobre os recursos hídricos, com informação fidedigna sobre a matéria, apoiar os países no levantamento da informação hídrica e na criação de um sistema de informação coerente e estandardizado, promover modelos de gestão de água com maior racionalidade e eficácia.

Um dos pontos igualmente aprofundado no Fórum Mundial Lisboa XXI, que ressaltou na presente reunião, foi a unanimidade em torno do objetivo de assumir a cultura como o quarto pilar da sustentabilidade.

As intervenções terminaram com a manifestação por parte de todos os oradores da vontade de que Portugal seja uma porta de entrada destas concepções na Europa e nos restantes continentes, representados nos países da lusofonia.

Por fim, sublinharam que o desenvolvimento sustentável é um conceito em constante mudança, e que a sustentabilidade é vital ao desenvolvimento da democracia, em especial no período difícil em que nos encontramos.

Fotografias do evento

{gallery}forum_mundial_lisboa_21_rio{/gallery}

Clipping

pdf Clipping Fórum Mundial Lisboa 21 sobre Água, Energia e Desenvolvimento Sustentável

 


Instituto Português de Corporate Governance

Associação de direito privado, sem fins lucrativos

 

Instituto Português de Corporate Governance

 

Morada

Edifício Victoria

Av. da Liberdade, n.º 196, 6º andar

1250-147 Lisboa

Portugal

Informações

Tel.: (+351) 21 317 40 09

Fax: (+351) 21 936 28 23

Outros Contactos: Formulário Online

Skype: ipcg.portugal

Período de Funcionamento

Horário

09h00 - 13h00

14h00 - 18h00

Encerrado

Fins-de-semana e feriados