Testemunhos

Marinela Amaral

Marinela Amaral Participante na 4.ª edição
Marinela Amaral
Presidente do Conselho Fiscal
Banco de Desenvolvimento de Angola
“Depois da minha longa experiência como técnica e gestora na BANCA, as áreas de crédito, investimentos, regulação e supervisão, onde incluo a função de Administradora no Banco Central, por um período de 10 anos.

Estando actualmente a exercer a função de fiscalização como Presidente do Conselho Fiscal do Banco de Desenvolvimento de Angola, faço um balanço muito positivo deste programa para administradores não executivos, cujos conteúdos facilitarão novos desafios e abordagens complexas que o dia-a-dia nos apresenta, quando procuramos a busca de valor para a instituição, dentro dos princípios da ética., transparência e responsabilização.

Aliás, os temas multidisciplinares e a forma prática como foram abordados ultrapassaram as minhas expectativas e proporcionaram conhecimentos muito úteis. O tema da Governação Corporativa, estando muito na agenda do reguladores e dos gestores de grandes empresas, trás desafios, tais como ajuste da rotação do BOARD - com planos de sucessão estruturados de Administradores não Executivos, que incorporem cada vez mais considerações estratégicas, na base de uma matriz de competências - a reputação , a experiência e a diversidade. Não havendo diversidade no BOARD, não se alinha a sua composição com a estratégia do negócio/ empoderamento dos líderes para papéis mais inclusivos. Ficou mais claro que a preparação das reuniões, as relações interpessoais e os conteúdos estratégicos devem exigir mais tempo e que o papel das comissões especializadas tem que ser mais valorizado e destacado. Recomendo vivamente a todos os administradores e satff de primeira linha das organizações que pretendem fazer melhor e diferente, em linha com as melhores práticas.”


Instituto Português de Corporate Governance

Associação de direito privado, sem fins lucrativos

 

Instituto Português de Corporate Governance

 

Morada

Edifício Victoria

Av. da Liberdade, n.º 196, 6º andar

1250-147 Lisboa

Portugal

Informações

Tel.: (+351) 21 317 40 09

Fax: (+351) 21 936 28 23

Outros Contactos: Formulário Online

Skype: ipcg.portugal

Período de Funcionamento

Horário

09h00 - 13h00

14h00 - 18h00

Encerrado

Fins-de-semana e feriados