IPCG - Instituto Português de Corporate Governance
Adesão >>
Segunda, 24 de Julho de 2017
    Login    IPCG - Instituto Português de Corporate Governance

Instituto Português de Corporate Governance > Notícias Recentes cGov

Notícias Recentes

'A propósito da TAP' - Vítor Bento

Diário de Notícias

A recente nomeação de parte do conselho de administração da TAP gerou alguma polémica. Mas, do que vi - e certamente não vi todas -, quase todas as opiniões se entretinham com o acessório e descuravam o fundamental. E acabou por sobressair, mais uma vez, a falta de cultura relativa ao governo das empresas… Ver Mais »

 
'Princípios de Corporate Governance' - Luís Todo Bom

Revista Economia & Mercado

Um conselho de administração eficiente deve contemplar, além da diversidade de género, também, a diversidade de formações técnicas e académicas, de gerações, de culturas e de conhecimento empresarial em diferentes sectores e ambientes internacionais. … Ver Mais »

 
Igualdade, equidade e modelos de governo societário

Jornal de Negócios

Apresentar a disparidade de rendimentos entre o topo e a base da pirâmide empresarial é esquecer que a empresa é uma realidade social complexa … Ver Mais »

 
O governo das empresas

Expresso

Terminou, recentemente, a 2ª edição do Programa Avançado para Administradores Não-Executivos, que coordenei, no âmbito do IPCG – Instituto Português de Corporate Governance. As sessões, lecionadas por professores com grande experiência académica, pedagógica e de gestão empresarial, têm, todas, um âmbito aplicacional e interativo, incluindo estudos de caso e abrangem as funções legal, de gestão estratégica e funcional, comportamental e de supervisão. … Ver Mais »

 
Erro humano

Diário de Notícias

Recentemente, um comentarista do Financial Times exprimia a sua perplexidade sobre o estrondoso "despiste" da Volkswagen no escândalo da falsificação de informação sobre as emissões poluentes nos EUA. Que, além do dano reputacional, já lhe custara cerca de 17 mil milhões de dólares só em multas e indemnizações. O autor confessava a dificuldade em perceber "porque fizeram isso", reconhecendo que o mal teria de ser procurado no governo empresarial e na cultura que o enforma, e acabava por concluir que um "pobre e irresponsável governo empresarial e incentivos curto prazistas para os gestores são tristemente frequentes. E há sempre dinheiro a ganhar torneando das regras”. … Ver Mais »

 
Grande Entrevista

Jornal Expansão

Luís Todo Bom | Gestor e Professor Universitário
“Sem melhores princípios de governo das empresas, a diversificação não vai ser um sucesso”. Gestor falou com o Expansão à margem da “Conferência Corporate Governance”, organizada pelo Banco Keve. Para o luso-angolano, o sucesso da diversificação da economia depende também da adopção de bons princípios de gestão das empresas. … Ver Mais »

 
O corporate governance vive uma crise de identidade

"O corporate governance vive uma crise de identidade"

Jornal Negócios

Pedro Rebelo de Sousa explica os objectivos do curso para não executivos e sublinha que a credibilização vem do exercício das funções com competência e responsabilidade. Ver Mais »

'Não executivos têm de se afirmar pela competência'

Jornal Negócios

Luís Todo Bom diz que a primeira edição do programa avançado para administradores não executivos foi um sucesso. ...  Ver Mais »

 

 
Não executivos têm de se afirmar pela competência

Jornal Negócios - Portugal

Luís Todo Bom diz que a primeira edição do programa avançado para administradores não executivos foi um sucesso. Surge agora uma segunda edição onde se aumentará a eficiência da aprendizagem. Ver Mais »

 
'Corporate governance' em alianças estratégicas

Jornal Negócios

Apresentei, recentemente, no IPCG - Instituto Português de Corporate Governance, uma conferência intitulada "As Alianças Estratégicas como Opção de Crescimento das Empresas: Implicações ao nível do Corporate Governance". Ver Mais »

 
Mercado de Capitais e Corporate Governance

Revista Economia & Mercado

Todas as economias desenvolvidas têm um mercado de capitais com dimensão e capacidade de actuação que permita o financiamento da economia através de instrumentos financeiros variados, diferentes das fontes de financiamento bancário tradicionais. Não é, assim, de estranhar que Angola ambicione deter um mercado de capitais com estas características e que esteja a desenvolver os necessários esforços para alcançar esse objectivo.... Ver Mais »

 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 | Seguinte > Final >>

Resultados 1 - 10 de 36
 
IPCG©2017 Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Angulo Sólido
Form - Mapa do Site - Parceiros - Política de Privacidade - Termos de Utilização
cGov